quinta-feira, 6 de abril de 2017

QUAIS PAÍSES ACEITAM MAIS DE UM PASSAPORTE?






Alguns países aceitam a dupla nacionalidade, outros têm restrições e outros não aceitam, aqui segue os países e suas permissões:

Alemanha
Na Alemanha, existe um "princípio para evitar cidadanias múltiplas", que prevê que quem quer ser alemão deve desistir de sua cidadania anterior, a exceção fica por conta de quem se origina de algum país membro da União Européia, suíços, ou filhos e netos de imigrantes. A aquisição da nacionalidade por nascer em território alemão ("ius soli") é possível, mas tem suas restrições. A regra na Alemanha é que, ao nascer, os filhos de estrangeiros recebem a nacionalidade alemã, além da dos pais. Até 2014, eles tinham então que se decidir por uma das nacionalidades. Neste ano, no entanto, o governo alemão passou a permitir que ao nascer e crescer na Alemanha não precisa mais abdicar de uma nacionalidade.

França
A França permite dupla cidadania, desde 1973, os franceses podem ter dupla ou múltipla nacionalidade. Na França, o "ius soli" (direito do solo) aplica-se plenamente, ou seja, quem nasceu em solo francês, recebe a cidadania francesa independentemente da nacionalidade dos pais.

Países Escandinavos
Na Suécia desde 2001, a lei permite aos cidadãos suecos adquiram outra nacionalidade, sem o risco de perder o passaporte sueco. Da mesma forma, quem vem de outro país pode se tornar sueco sem necessariamente abdicar da nacionalidade anterior. Em 2014, a Dinamarca aprovou uma lei que permite dupla nacionalidade. Na Finlândia, isso aconteceu em 2003. Já na Noruega, a dupla cidadania é permitida apenas em casos especiais.

Leste Europeu
Na Polônia, pode-se ter outra nacionalidade, mas deverá seguir os deveres cívicos polonês, não podendo se esquivar por ter outra nacionalidade. Já na Ucrânia, não é aceita a dupla cidadania. A República Tcheca e a Romênia aceitam já búlgaros, sérvios e croatas também podem ter dupla cidadania, mas os estrangeiros que ganham estas nacionalidades precisam desistir da anterior.

Península Ibérica e Sul da Europa
A Espanha permite dupla cidadania de várias origens como: imigrantes vindos de Portugal, Andorra, Filipinas, Guiné Equatorial e os países latino-americanos com os quais tenha assinado acordos neste sentido. Os imigrantes de outras nações são obrigados, segundo a Constituição, a entregar o passaporte anterior ao adquirir a cidadania espanhola.
Já aos espanhóis é permitida a dupla nacionalidade, desde que num prazo de três anos confirmem às autoridades espanholas que pretendem continuar com o passaporte da Espanha.
Em Portugal e na Itália é permitido ter dois passaportes, enquanto Mônaco e Andorra proíbem a dupla cidadania.


Um comentário: