quarta-feira, 25 de outubro de 2017

DIFERENÇA DE CERTIDÃO DE INTEIRO TEOR E SIMPLIFICADA


Para requerer a dupla cidadania precisamos apresentar a chamada certidão de inteiro teor.

Qual Seria a Diferença da Certidão de Inteiro Teor e a Simplificada?

As certidões de inteiro teor são aquelas que possuem a reprodução integral, pelas mesmas letras, onde todos os elementos que estão constantes no livro de registro de nascimento ou de casamento, encontram-se presentes e são transcritos de maneira fiel sobre todas as informações nele contidas.
Já a certidão de nascimento ou a certidão de casamento, na forma simplificada, é aquela que contém apenas as informações principais do registro realizado naquele determinado cartório de registro civil. São as chamadas certidões comuns, aquelas emitidas pelo cartório de registro civil quando do registro de nascimento ou casamento, ou na solicitação de uma segunda via atualizada.
Importante frisar que para usar a certidão de inteiro teor no exterior é preciso solicitar ao cartório para apostilarem (Apostila de Haia), que dará validade internacional. Caso o país não seja de língua portuguesa, ainda terá a necessidade de fazer uma tradução juramentada da certidão.

Certidão de Interior Teor, Onde Pode Ser Requisitada?

Para se pedir a certidão de inteiro teor, o interessado deverá se dirigir ao cartório em que foi realizado o registro. Para as pessoas que moram longe de onde foi registrada, a certidão de inteiro teor poderá ser solicitada online, mediante preenchimento e envio do formulário assinado e com firma reconhecida.

Quem Poderá Solicitar a Certidão de Inteiro Teor?

A certidão de inteiro teor deverá ser solicitada pelo próprio interessado, se não for possível, este poderá autorizar terceiros à solicitar através de uma declaração assinada e com firma reconhecida.

Qual a Validade da Certidão de Inteiro Teor?

As certidões não têm uma data de validade, apenas dependendo de sua finalidade, ela não terá mais utilidade. O pedido de dupla cidadania, a validade é de seis meses para dar entrada ao processo.
Em relação aos valores, a certidão no Rio de Janeiro é o mais cara do país, importante ressaltar que certidão mais antiga maior o preço.  Pode-se consultar a tabela através do site abaixo.
Tabela de Emolumentos no site: http://www.8ri-rj.custas

0 comentários:

Postar um comentário