segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Em 20 Anos, Portugal Poderá Estar no "TOP 5" dos Países com Maior Esperança de Vida

Em 20 Anos, Portugal Poderá Estar no "TOP 5" dos Países com Maior Esperança de Vida

Em 20 Anos, Portugal Poderá Estar no "TOP 5" dos
Países com Maior Esperança de Vida

Caso você não queira ler a postagem,
ouça o "Audio Post" e navegue pela postagem.






Conforme um estudo realizado pelo Instituto de Métricas e Avaliação em Saúde, ligado à Universidade de Washington, financiado pela Fundação Bill e Melinda Gates e publicado recentemente, aponta que Portugal passará da 23ª para a 5ª posição nesta área, este estudo compõe de um total de 195 países e faz uma projeção que em 2040, a Espanha liderará este ranking.

Já Portugal ganhará destaque por ser o que mais aumentará a esperança média de vida entre os países, passando dos 81 para os 84,5 anos, apenas 1,3 anos atrás dos espanhóis.

Estes resultados em termos de longevidade não são por acaso em relação a Espanha e Portugal, já que, obviamente, a grande aposta é na qualidade da saúde pública, Portugal tem feito um combate fervoroso, por exemplo, aos produtos com excesso de açúcar, já dieta mediterrânica é apontada como um dos fatores para o sucesso espanhol, que deste modo ocupará a vaga do Japão no primeiro lugar deste ranking (Singapura e Suíça são os outros países que estão no TOP 5). 

Na Espanha, as principais causas de morte em 2016 foram as doenças cardiovasculares, câncer como também em Portugal, infecções respiratórias e doenças degenerativas como o Alzheimer, que deverá aumentar daqui a 20 anos.

O relatório tem a previsão que a esperança de vida subirá entre 1 a 3 anos, sendo exceção Portugal, que tem previsão de 3,5 anos.

Pode-se destacar neste estudo publicado, a diminuição global das mortes provocadas pelas chamadas doenças de notificação obrigatória (como as hepatites, comum em Portugal, como também doenças que afetam os países em desenvolvimento: malária, dengue, difteria), incluindo o HIV, e também o aumento nos países ocidentais do câncer, assim como de doenças respiratórias, doenças digestivas, degenerativas e mais ligadas a estilos de vida, como a cirrose ou a dependência do cigarro. O cigarro e a hipertensão são mesmo destacados como os dois fatores de risco mais preocupantes para a saúde à longo prazo.

São boas notícias para a sociedade, pois com o avanço da tecnologia se chega mais rápido aos diagnósticos e com isso resolver os problemas que poderiam surgir, sem contar com a conscientização em relação à uma dieta saudável e um estilo de vida com melhor qualidade para as crianças.

O governo português sabe que os gastos mais elevados em saúde são no último ano/ano e meio de vida dos doentes, quanto mais se empurrar a idade da morte, mais se conseguirá adiar esses gastos mais elevados.

Em 20 Anos, Portugal Poderá Estar no "TOP 5" dos Países com Maior Esperança de Vida

Quatro Países não Chegam aos 65 Anos

O Lesoto, país da África, está em último lugar com uma média de esperança de vida com 57,3 anos em 2040. O estudo engloba 79 fatores, onde se inclui o acesso a água potável, o Índice de Massa Corporal, o rendimento per capita ou o tabagismo, mesmo assim com uma subida acentuada em relação a 2016, ano em que quem nascia no país podia esperar viver apenas cerca de 50 anos.

Apesar das melhorias, a República Centro Africana, Somália e Zimbabué são outros países onde as projeções ficam abaixo dos 65 anos.

Outros países africanos, entre os quais está Moçambique, conseguem ganhos significativos, na ordem dos 9 anos de vida; o Brasil consegue uma subida de mais de 3 anos, para os 78; e na Ásia, a China sobre mais de 5 e chega a uma esperança de vida de quase 82 anos. Este será um dos 59 países onde quem nascer em 2040 pode esperar viver pelo menos 80 anos.

Curiosamente, os Estados Unidos da América com 79,8 anos não fazem parte desse grupo. Aliás, ele desce no ranking, de 43º para 64º. O Reino Unido com 83,3 anos também aparece fora do Top 20, em 23º lugar. 

Já Portugal dá um verdadeiro pulo nesta área, da 23ª para a 5ª posição.






0 comentários:

Postar um comentário