domingo, 7 de julho de 2019

AUMENTO DE POPULAÇÃO ESTRANGEIRA EM PORTUGAL

AUMENTO DE POPULAÇÃO ESTRANGEIRA PORTUGAL
Imagem original: tvi24.
Segundo, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), em 2018, verificou-se uma evolução pelo terceiro ano do aumento da população estrangeira de residentes em Portugal, isso gira em torno de 14% em relação ao ano 2017.

O valor em números chega há 480.300 cidadãos estrangeiros e de autorização de residência, este valores são os mais altos desde a SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) começou fazer o levantamento.

Em relação ao título de residência registrou se um aumento de 51,7%, totalizando 93.154 novos residentes, o que só confirma a tese de Portugal continua sendo atrativo para imigrantes.

Os brasileiros continuam como a principal comunidade estrangeira residente com 105.423 cidadãos, em 2018, registrando um aumento de 23,4% em relação a ano de 2017 e continuam encabeçam a lista. 

AUMENTO DE POPULAÇÃO ESTRANGEIRA PORTUGAL
Imagem original: Istock.

AUMENTO DE POPULAÇÃO ESTRANGEIRA PORTUGAL
Imagem original: Aipa.
A grande surpresa se deve o surgimento dos cidadãos israelenses ficar na segunda posição e a Turquia em sétimo, tudo isso, devido a descendentes de judeus sefarditas, que por motivos religiosos foram expulsos de Portugal no século XV.

Em relação à atribuição e aquisição da nacionalidade portuguesa, destaca-se a consolidação da tendência do crescimento do número de pedidos de aquisição da nacionalidade portuguesa.






O aumento do pedido de nacionalidade está atrelado às mudanças legislativas ocorridas nos últimos anos, como no caso dos netos de portugueses nascidos no estrangeiro, o grande problema destes é a comprovação da "efetiva ligação à comunidade portuguesa", pois é um tema muito subjetivo, muitas vezes difíceis de comprovar.

Em 2018, o SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) registrou um total de 41.324 pedidos de aquisição da nacionalidade portuguesa, sendo 32.414 pareceres positivos e 1.425 pareceres negativos, perfazendo um total de 33.839 pareceres, os pareceres negativos estão atrelados razões de segurança interna ou fato de não terem título de residência.

O SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) é um dos vários serviços onde podem ser apresentados os pedidos para a obtenção da nacionalidade portuguesa que, no total, subiram 176.285 em 2018, mais cerca de 38 mil do que os registrados no ano anterior.

AUMENTO DE POPULAÇÃO ESTRANGEIRA PORTUGAL
Imagem original: Istock.
Estes números demonstram que o país ainda atrai pessoas que procuram uma melhor qualidade de vida. Lembrando que uma imigração deve ser sempre bem analisada e planejada com calma, sem precipitações.

Fonte: Serviço de Estrangeiros e Fronteiras






2 comentários: