domingo, 14 de janeiro de 2018

NACIONALIDADE PORTUGUESA: AUMENTO DO PEDIDO DE AQUISIÇÃO


Aumento de Aquisição de Nacionalidade Portuguesa
De 2008 a 2016, mais de 225 mil estrangeiros adquiriram a nacionalidade portuguesa, uma média de 25 mil por ano, estes dados são do Instituto Nacional de Estatística de Portugal, número exato de aquisições da nacionalidade portuguesa atingiu os 225428.
As maiores aquisições são de estrangeiros residentes em Portugal (204497), que representaram 91% do total deste número de aquisições. No ano de 2016, segundo o INE de Portugal, foram mais de 30% do total deste período de 2015, isso é em números gerais são 29351 aquisições.
Para o INE, devido às "alterações legislativas recentes que vieram reforçar a possibilidade de aquisição por estrangeiros descendentes de portugueses e por estrangeiros descendentes de judeus sefarditas portugueses", seria o motivo deste aumento acentuado.
Em relação ao gênero me 2016, no caso dos residentes em Portugal, 53% das aquisições foram concedidas a mulheres, e para os residentes no estrangeiro esse valor foi de 59%.

Os Brasileiros e a Aquisição da Nacionalidade Portuguesa
O que chama a atenção são números dos brasileiros que foram um total de 60335, juntando com os nacionais de Cabo Verde que foram 37417, representando 43% do total de pessoas que adquiriram a nacionalidade portuguesa.
Outro dado interessante, seria a média de idade dos estrangeiros que adquiriram nacionalidade portuguesa é diferente em função do seu local de residência; para os residentes em Portugal situou-se em 33 anos e em 48 anos para os residentes no estrangeiro, isso demonstra que muitos já estejam com renda de aposentadoria e resolveram viver em outro país.
 Neste período em questão, a naturalização foi a principal forma de aquisição da nacionalidade por parte dos estrangeiros residentes em Portugal, com um total de 73%.
Os motivos para a aquisição da nacionalidade são variados, destacam-se o casamento ou união de fato (14%) e ser filho menor ou incapaz, cujo progenitor tenha adquirido a nacionalidade portuguesa (13%).
No ano 2016, a naturalização mantém o maior peso relativo e representou cerca de 74% do total das aquisições.
Segundo o motivo, o INE, analisa que "em caso de casamento ou união de facto com cidadão português há mais de três anos", foi o que revelou maior crescimento em face de 2015, cerca de 57%, passando de 2128 para 3 343 casos.
Fonte: Instituto Nacional de Estatísticas

0 comentários:

Postar um comentário