sábado, 24 de março de 2018

AUMENTA O NÚMERO DE BRASILEIROS CRUZANDO O ATLÂNTICO

Aumenta o numero de brasileiros cruzando o Atlântico
Aumenta o Número de Brasileiros Cruzando o Atlântico - Dupla Cidadania

Aumenta o Número de Brasileiros cruzando o Atlântico

Em Portugal, as cidades que os brasileiros mais se fixam são: Lisboa, Braga, Porto ou Coimbra, onde mais de 10% dos alunos da universidade são brasileiros. Para quem tem dinheiro para investir e vê a vinda para Portugal como um futuro seguro, as portas estão escancaradas, desde a entrada em vigor dos vistos gold, em outubro de 2012, depois dos chineses, foi aos cidadãos brasileiros o maior número de vistos gold. São exatamente 493 Autorizações de Residência para Atividade de Investimento até 31 de janeiro de 2018, segundo dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), a até o mês de março do ano passado, o investimento proveniente de cidadãos brasileiros, seria mais de 127 milhões de euros, um aumento de 8% em relação a 2016.

Recusas Também Aumentam

Crescem as recusas de entrada a quem chega do Brasil sem poder econômico, o país passa atualmente por uma crise em relação à insegurança econômica, financeira e física, por este motivo, as classes média e médio-alta estão atravessando o Atlântico rumo a Portugal.
A verdade, que seja rico ou pobre, se entra em Portugal com o visto de turista, a diferença está na atitude de confiança e tranquilidade com que respondem ao funcionário do SEF na hora de justificar o que vêm fazer a Portugal.
“Como o número de imigrantes aumentou, aumenta também a probabilidade de as pessoas chegarem à frente das autoridades e escorregarem, dizendo que vêm para ficar e para trabalhar, e o SEF tem de cumprir a lei”.

Dados Estatísticos em Números

A nacionalidade brasileira mantém-se como a maior comunidade estrangeira residente (20,4%) em Portugal, segundo o Relatório de Imigração, Fronteiras e Asilo, de 2016, o último publicado pelo SEF. São 81 251 pessoas (30 938 homens e 50 313 mulheres), menos 1 338 em face de 2015.
E quando se fala de processos de permanência ilegal e de recusas de entrada em Portugal, são também os brasileiros no topo das listas. Por permanência ilegal foram instaurados 3.420 processos a brasileiros, de um total de 11 mil processos. Cerca de 58,5% das recusas de entrada incidiram sobre cidadãos nacionais do Brasil com 968 processos. O aumento da pressão migratória em termos de imigração ilegal remete a alguns países tradicionais de imigração como Brasil e Angola, no caso da nacionalidade brasileira, os valores revelam um aumento de 91,3% relativamente a 2015, representando perto do triplo do ocorrido em 2014 (324). Este fato será potencialmente justificado pela manutenção da crise econômica que se verifica no Brasil desde 2014, aliada à crise política e social ao longo de 2016 e a falta de segurança nas grandes cidades.
Fonte: SEF

6 comentários:

  1. Nossa! Estava pensando nas condições de Portugal esses dias de fato. Então deixa eu ver se entendi: desde janeiro desse ano, brasileiros só podem Ir à Portugal a passeio já que o SEF tem que cumprir a lei estabelecida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beatriz, você pode ir como turista, estudantes, aposentado, etc...sendo que turista tem passar na imigração e seu passaporte é carimbado para no máximo ficar por três meses, estudante tem visto diferente, pessoas contrato de trabalho tem outros vistos, etc

      Excluir
  2. Portugal é um ótimo lugar de se morar...Mas a situação.Enfim os brasileiros estão cansados do país,portugal é a opção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, uma opção de qualidade de vida, infelizmente, o nosso país está passando por um momento muito difícil em todas as esferas.

      Excluir

  3. Cheio de informações
    Achei muito interessante sobre o visto gold que confere ao seu titular o direito de entrar em Portugal com dispensa de outros vistos, de residir e trabalhar em Portugal sem necessidade de visto. Eu nao sabia disso ..
    Gostei do post!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, se um dia desejar e puder, conheça o país vale à pena!

      Excluir